Estudo detalhado mostra crescimento significativo em bebidas e produtos perecíveis, enquanto o comportamento do consumidor se ajusta às mudanças econômicas e climáticas.

Consumidores aumentaram 0,7 p.p a compra de produtos perecíveis, como frutas, legumes e verduras (Crédito: Divulgação)

Um levantamento recente da Scanntech, líder em inteligência para o varejo alimentar, revelou um ano de 2023 dinâmico e cheio de mudanças no setor. O segmento de bebidas se destacou com um crescimento expressivo de 11,3% no faturamento, liderando os avanços entre os supermercados e atacarejos. Essa tendência foi seguida por aumentos notáveis em outros setores como perfumaria, com 11,2%, produtos de limpeza, com 10,5%, mercearia, com 9,9%, e produtos perecíveis, com 9,2%.

Os preços em diversas categorias sofreram ajustes ao longo do ano. A perfumaria registrou o maior aumento, com 11,2%, enquanto os produtos de limpeza, mercearia, perecíveis e bebidas registraram elevações de +9,7%, +9,4%, +8,2% e +7,9%, respectivamente. Contrariamente, a mercearia básica experimentou uma queda nas vendas de -1,6% e nos preços de -1,3%. O fluxo de consumidores nas lojas físicas superou o ano anterior, especialmente no primeiro semestre, refletindo o fim das restrições da variante Ômicron. Contudo, o desempenho do Carnaval foi abaixo do esperado, marcado por chuvas e alta nos preços, resultando numa queda de -11,2% nas vendas. A cerveja, produto-chave deste período, sofreu uma retração de-3,8%.

Com a melhoria em indicadores nacionais como a taxa de desemprego, inflação e aumento no rendimento médio, os brasileiros ajustaram seu consumo, reduzindo a compra de itens de mercearia básica, enquanto aumentaram o consumo em produtos perecíveis, como carne bovina, ovos, aves, queijos e frutas, legumes e verduras. Nos cortes das carnes, o contra -filé liderou com um crescimento no faturamento de 23,6%, seguido pela alcatra com 17,6% e coxão mole com 10,7%.

Além disso, as bebidas não-alcoólicas ganharam terreno sobre as alcoólicas, subindo a sua participação de mercado de 44,2% para 45,8%. Sucos, energéticos, isotônicos e água de coco foram os destaques. O sucesso desta categoria está parcialmente ligado à onda de calor que afetou o Brasil em 2023, devido ao fenômeno La Niña impactando diretamente o consumo como os geladinhos que subiu 69,2%, açaí 49,3% e isotônicos 46,2%.

Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, resume o ano: “2023 foi marcado por altos e baixos no varejo alimentar brasileiro. Influenciado tanto por fatores climáticos quanto econômicos, o setor se adaptou rapidamente, culminando em um saldo positivo e revelador das tendências de consumo no país.”

Sobre a Scanntech

Usada por 8 em cada 10 top varejistas do canal alimentar e por mais de 250 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 680 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.