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Impulsionada pelas vendas de Páscoa, mercearia se destaca como o setor principal do mês

Já a mercearia básica teve uma queda de -2,8% no faturamento e -2,1% nas unidades vendidas.

São Paulo, abril de 2024 – As vendas do varejo alimentar registraram um crescimento notável em março de 2024. Em comparação com março de 2023, as vendas em unidades avançaram +3,4%, combinadas com um aumento de preços de +5,5%, resultando em um aumento expressivo de +9% no faturamento do mês. A cesta de Mercearia (composta por leite condensado, azeite, creme de leite, biscoito, entre outros) foi a grande protagonista desse crescimento, registrando um aumento impressionante de +19,1%no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionadas pelas vendas de Páscoa.

“Este desempenho fez da Mercearia, a cesta que mais contribuiu para o crescimento do canal alimentarem março de 2024. Enquanto isso, o setor de Bebidas também apresentou um crescimento significativo, com uma variação de +14,5% do faturamento.

Por outro lado, a Mercearia Básica (cesta de itens essenciais como açúcar, arroz, feijão e outros)enfrentou uma leve retração em março, com uma queda de -2,8% no faturamento e -2,1% nas unidades vendidas.

A região leste (MG, ES, RJ) registrou o menor crescimento no mês, ficando abaixo da média nacional. Entre os canais, os de supermercado 10+ se destacou com o melhor desempenho do mês, crescendo acima dos demais tanto em faturamento quanto em unidades vendidas. Enquanto isso, a região norte obteve o maior crescimento em faturamento do país, enquanto a região leste (MG, ES, RJ), Nordeste e centro-oeste ficaram abaixo da média nacional.

Faturamento da cesta de Páscoa cresce 2% impulsionado pelo aumento do preço.

O setor varejista alimentar registrou um crescimento significativo no faturamento da cesta de Páscoa, impulsionado pelo aumento de preços observado nas quatro semanas anteriores e durante a semanada Páscoa. De acordo com informações analisadas pela Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo alimentar, o faturamento da cesta cresceu 1,9%, enquanto o volume de vendas registrou uma queda de -2,7%. Esse aumento no faturamento pode ser atribuído ao crescimento de 4,8% nos preços dos produtos, evidenciando a influência do aumento de preço no desempenho financeiro da cesta.

Destaca-se a relevância da cesta de Páscoa, que representa 11,8% do faturamento do varejo alimentar durante a semana da Páscoa, mantendo uma participação semelhante à observada em 2023.

Dentro da cesta de Páscoa, o preço do ovo de Páscoa, impulsionado pelo alto preço do cacau, teve um aumento de 9,6%, impulsionando a variação positiva do faturamento em 4,7%., superando o de chocolate, que registrou aumento de 1% nas vendas. No entanto, vale ressaltar que o chocolate continua sendo mais importante em termos de faturamento, representando 4,8% da cesta de Páscoa, enquanto os ovos correspondem a 2,4%, na semana da Páscoa.

Outros destaques da cesta de Páscoa são o aumento de 21% nas vendas de bacalhau (em volume) e aqueda de 19% na de azeite no acumulado das 4 semanas antes da Páscoa em relação a 2023.

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