Go to Market: Scanntech investe na revolução de dados e digitalização do canal indireto responsável por 52% das vendas para o varejo alimentar
Agilidade, eficiência, otimização na gestão de produtos e precisão ao longo da cadeia de abastecimento são os principais ganhos para indústria, distribuidores, varejo e, claro, consumidor final.
São Paulo, março de 2024 –Ao ver uma variedade de produtos de uma categoria na gôndola, pouco nos perguntamos como eles chegaram até ali, mas quando sentimos falta de uma marca preferida daquele produto específico – aí sim, identificamos uma falha na cadeia de distribuição. Preocupada coma eficácia da cadeia do varejo alimentar brasileiro de ponta a ponta, a Scanntech, líder em inteligência para o setor, que já atua na conexão de dados de mais de 40 mil PDVs com mais de 250 indústrias da área, se dedica, por meio de soluções específicas, a otimizar também a operação do Canal Indireto – composto por Distribuidores e Atacadistas, que em seu conjunto atualmente é responsável por cerca de52% das vendas para o varejo alimentar brasileiro considerando as seguintes categorias: alimentos, bebidas, higiene e beleza, limpeza, cigarro e bazar, segundo dados da ABAD (Associação Brasileira do Atacado Distribuidor)de junho/23. “Percebemos que esse canal estava carente de informações granulares agrupadas e/ou sofriam com o desafio de analisar relatórios enviados, já que eles atendem mais de uma categoria e cada indústria mandava o levantamento com formatos e indicadores distintos. Esta falta de padronização demanda de um tempo maior deste distribuidor e podia levar a falhas na tomada de decisão para melhora na distribuição e rentabilidade da própria operação”, explica Ana Mello, diretora de atendimento ao canal indireto na Scanntech.
De acordo com a executiva, com a solução e suporte da Scanntech, o canal indireto passa a ter mais autonomia e visibilidade total das categorias e produtos que atende de forma unificada, gerando agilidade e melhor direcionamento da equipe, bem como maior assertividade de investimento e otimização nos diagnósticos territoriais para a indústria – que ainda é beneficiada pelo rápido retorno e melhores formas de fazer com que seus produtos cheguem até o shopper. Dessa forma, oportunidades que antes eram visualizadas apenas presencialmente na loja passam a ser identificadas através de inteligência para atuação assertiva e imediata.
“Fazemos parte de um planejamento que depende de muitos fatores, claro, mas geramos eficiência no processo para garantir que o canal indireto atue para gerar a satisfação da indústria, e evitar a ruptura de gôndola, assegurando que o shopper tenha acesso ao produto desejado e consequentemente alavancando as vendas no varejo. É uma engrenagem que se retroalimenta”, finaliza Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.
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