Consumidor passou a fazer compras menores e ir mais vezes aos mercados e atacarejos
Análise realizada pela Scanntech nos últimos dois anos aponta mudança no comportamento dos shoppers nas compras por impulso que correspondem a 65,4 da participação total.
São Paulo, 15 de março de 2024 – Já faz um tempo que os padrões de consumo no varejo alimentares tão passando por uma transformação significativa. Segundo dados recentes da Scanntech, empresa líder em inteligência para o setor, observa-se uma mudança no comportamento do consumidor, que temido mais vezes às lojas (mercados e atacarejos), optando por compras menores e está mais condicionado a realizar compras por impulso (até 100 reais) que correspondem a 65,4% em 2023,seguido dos gastos para reposição( compras de R$101 até 500 reais) com 30,4%., reflexo não apenas da melhoria na renda média, mas também de uma adaptação aos novos cenários.
Em termos de fluxo, a partir do segundo trimestre de 2023, observa-se uma desaceleração frente ao mesmo período de 2022.
Já em fevereiro de 2024, nota-se que o fluxo em lojas cresceu 3,3% em relação ao mesmo período de2023. No detalhe, o consumidor costuma ir mais às lojas nas terças e quartas-feiras, enquanto os maiores faturamentos são registrados aos sábados, devido ao aumento do ticket médio nesses dias. E a maioria das compras, ocorre no período entre 18h e 20h, com a cesta de mercearia sendo mais importante até às 18h, e a cesta de bebidas ganhando destaque a partir das 20h.“Os dados refletem não apenas as mudanças nos hábitos de consumo, mas também insights valiosos para os varejistas se adaptarem e ajustarem suas estratégias para melhor atender às demandas dos shoppers que segue em constante evolução”, conclui Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech.
Assessoria de imprensa
Atendemos os jornalistas através do e-mail: scanntech@loures.com.br ou telefone: (11) 96931-5418